Mamão Formosa

O Mamão Formosa já conquistou muitos paladares por sua consistência e sabor distinto.

O Formosa tem sua origem no século 15, quando a variedade foi identificada em Taiwan pelos colonizadores portugueses. Seu nome vem justamente da palavra em português que é sinônimo de “linda”. O mesmo nome é usado nos Estados Unidos, Canadá e nos países da Europa.

A variedade tem um formato maior que as demais e, por isso, é escolha comum para consumo em família, por exemplo. O Formosa apresenta poucas calorias, baixa presença de gorduras e açúcar e zero colesterol. Pode ser consumido como vitaminas, em salada de frutas e principalmente in natura.

Sua polpa mais avermelhada indica maior concentração de Licopeno. Esse nutriente se caracteriza por ser um excelente aliado contra diabetes, hipertensão e câncer, já que combate os radicais livres e reduz os riscos de aparecimento de doenças crônicas.

Esta variedade, como as demais versões do mamão, também oferece a totalidade da vitamina C indicada para uma dieta diária, mesmo em uma porção de 100g. O mamão ainda conta com fibras alimentares e a substância chamada de papaína que auxiliam as funções do intestino. A presença da carpaína faz com que o consumo do mamão também seja benéfico na prevenção de doenças cardiovasculares.

Você sabia?

Valores nutricionais do mamão formosa

¹ USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 20 (2009)
² Valores diários para um adulto ou criança com mais de 4 anos baseado em uma dieta de 200 calorias.